Parque Nacional - https://www.pousadachalepicodabandeira.com.br

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Galeria




................................................................................................................................................................................................................................................


Parque Nacional do Caparaó - Minas Gerais e Espírito Santo

Situado numa das partes mais altas da região Sudeste, entre os estados do Espírito Santo e Minas Gerais, o Parque Nacional do Caparaó abriga importantes formações como o Pico da Bandeira, o Pico do Calçado, o Pico do Calçado-Mirim, o Pico do Cristal, o Pico do Cruzeiro, o Pico do Tesouro, o Pico do Tesouro-Mirim, o Pico dos Cabrito, o Pico do Camilo, o Pico da Pedra, a Pedra Roxa, a Pedra das Duas Irmãs, a Pedra Menina, o Nariz do Cristo, o Coração do Cristo e muitos outros pontos, cumes ou topos de acordo com a classificação do Projeto Pontos Culminantes do Brasil.

Pela
entrada ao lado da cidade de Alto Caparaó, você terá que fazer um percurso de pelo menos 2,5 Km do centro da cidade até a portaria do Parque, essa região oferece várias cachoeiras e piscinas naturais rodeadas pela Mata Atlântica e diversas trilhas, rios, e muitos lugares para curtir momentos agradáveis e inesquecíveis.

O parque está localizado na divisa do Espírito Santo com Minas Gerais e ocupa cinco cidades do lado capixaba (espiritossantense) e quatro do lado mineiro. Cerca de 80% do parque está no estado do Espírito Santo. Suas coordenadas estão entre 20º 19’ e 20º 37’ S de latitude e entre 41º 43’ e 41º 53’ O de longitude, apresentando 33.000 hectares.

Abriga o terceiro pico mais alto do país, o Pico da Bandeira. Por volta de 1859, D. Pedro II determinou que fosse colocada uma bandeira do Império no pico mais alto da Serra do Caparaó. Acredita-se que a denominação Pico da Bandeira (2891,9 m) se deva a esse fato, sendo que na época ele era considerado o maior pico do País.

A Serra do Caparaó é uma ramificação da Serra da Mantiqueira, se interligando com as Serras do Brigadeiro e do Pai Inácio em Minas Gerais. As montanhas do maciço do Caparaó apresentam paisagens de grande beleza, existindo também outros picos importantes como o Pico do Cristal (2769,7m. ) e o Pico do Calçado (2.766m).

Outros pontos importantes do Parque Nacional do Caparaó são o antigo acampamento do Arroizal, o Vargem Alegre, o Mundão, o Acampamento das Antas, o Acampamento das Armas, o Acampamento das 3 Lagoas, o Acampamento da Travessia dos 7 Picos, o Vale Encantado, e muitos outros pontos que fazem parte da história de Alto Caparaó com o Movimento Nacional Revolucionário da história da Guerrilha da Serra do Caparaó.

Este parque é uma das mais representativas áreas de Mata Atlântica em território capixaba, que além de cobrir boa parte da Serra do Caparaó, também é encontrada nas encostas das Serras do Castelo, do Forno Grande e da Pedra Azul.

Dentro do parque existe o Vale Verde, cortado pelo rio Caparaó, no qual a forte declividade do terreno beneficia a formação que originam corredeiras e cachoeiras de grande beleza, como a Cachoeira Bonita, Cachoeira da Penha, Cachoeira do Aurélio e muitas outras que apresentam quedas de 80m ou mais, proporcionando atividades de esportes e lazer em momentos únicos para quem quer estar em um ambiente de tranquilidade e alegria.

O parque ocupa cinco cidades do lado capixaba e quatro do lado mineiro. Este parque é uma das mais representativas áreas de Mata Atlântica em território capixaba, e atualmente é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, também conhecido como ICMBio e se encontra disponível no endereço eletrônico em:

http://www.icmbio.gov.br/portal/


Por decreto do Presidente Janio da Silva Quadros, no ano de 1961, foi criado o Parque Nacional do Caparaó, em uma área de aproximadamente 33.000ha, com a principal finalidade de proteger os recursos naturais existentes e proporcionar atividades ecoturísticas em sua área.

Com boa estrutura, exposições e informações turísticas, o Parque Nacional do Caparaó abriga o terceiro pico mais alto do país, o Pico da Bandeira, o Pico do Cristal, o Pico do Calçado, o Pico do Cabrito, o Pico da Camilo, a Pedra Menina e muitos outros lugares lindos para realizar o lazer e turismo.

O acesso ao Parque é feito pela rodovia que liga Belo Horizonte a Vitória. A cidade mais próxima é Manhumirim, a 27km. A partir de Belo Horizonte, pega-se a Rodovia 262 (Vitória-Minas), até Realeza, passando pelo entrocamento BR-262 e BR-116, continuando o até entroncamento da BR-262 e BR-111, em Reduto. A partir daí segue-se até Alto Jequitibá (MG), de onde parte-se para mais 12 km em asfalto, até Alto Caparaó (MG) que representa o acesso mineiro ao Parque Nacional do Caparaó.
..


 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal